Eventos e Notícias

Grudisletter nº 7 - 2013-04

Grudisletter nº 7 - 2013-04

Lançamento da Grudisletter nº 7.

Reconhecimento laboriosamente conquistado.

A realização do XII Seminário grudis em Coimbra, em janeiro passado, revelou um dinamismo do grupo sem paralelo na nossa história. É certo que tal se deveu em grande medida ao trabalho excecional que as colegas Ana Maria Rodrigues e Liliana Pimentel desenvolveram, como aliás tive oportunidade de referir na mensagem que enderecei ao grudis logo após o Seminário. Mas algo de mais profundo está a emergir no seio da nossa comunidade. Sinto mais experiência, mais know-how, mas também mais confiança e uma dose saudável de orgulho em fazer parte de uma comunidade que se afirma de forma crescente no panorama da investigação. Conquistámos o direito a ser respeitados pela investigação que fazemos e por isso, hoje, afirmamos de cabeça erguida que investigamos em Contabilidade, situação que contrasta com os olhares condescendentes de que éramos frequentemente objeto ao virar do milénio. É certo que ainda temos terreno a recuperar face a outras áreas do conhecimento com maior tradição de investigação, mas os passos firmes que demos na última dúzia de anos são um ótimo prenúncio daquilo que o futuro nos reserva. Este é um bom momento para a comunidade grudis. As oportunidades são muitas. Cabe-nos continuar a mobilizar o enorme potencial que temos entre nós.

Em Coimbra tivemos oportunidade de anunciar que o próximo Seminário grudis irá ser no Ribatejo, no Instituto Politécnico de Santarém. O colega Ilídio Lopes promete acolher-nos de braços abertos e lançou o convite a todos para que participem no XIII Seminário grudis, o qual irá realizar-se em 25 de janeiro de 2014. Na sequência deste anúncio, a Coordenação deu as boasvindas ao Ilídio que, de acordo com o modelo de governo que adotamos, substitui o Jorge Casas Novas na Equipa de Coordenação. Aproveito esta oportunidade para deixar aqui, em nome da Equipa de Coordenação, um grande agradecimento ao Jorge pelos excelentes serviços que prestou ao grudis nos seus dois anos como membro da Coordenação. Foi ele o principal responsável pela organização do excelente Seminário grudis em 2012 – essa parte foi bem visível por todos – mas deu também um grande número de contributos para as decisões tomadas pela Coordenação durante os dois últimos anos. Bem-hajas, Jorge! Abandonas a Coordenação por agora, mas contamos contigo nas mais variadas iniciativas do grudis.

Entretanto, nos dias 18 e 19 de abril, o Porto acolheu o XIII Congresso Internacional de Custos, um evento organizado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e que contou com a participação alargada de membros do grudis. O Presidente da Comissão Científica do Congresso, o ilustre colega e amigo José António Moreira, relata-nos nesta grudisletter o sucesso deste evento e anuncia o destino da próxima edição. Ele assina também as suas habituais “Notas sobre Contabilidade”, onde reflete sobre as expetativas de empregabilidade entre alunos de licenciatura do interior e do litoral no nosso país. Duas leituras “obrigatórias”!

Esta edição da grudisletter traz-nos, como habitualmente, vários testemunhos de colegas que participaram no último Seminário grudis. É refrescante ver a forma como o evento foi experienciado e sentido pelos grudistas. Recomendo vivamente a leitura dos testemunhos!

Nesta grudisletter contamos também com duas peças que gostava de dar especial relevo. A primeira é assinada pela Helena Isidro, na qual nos dá conta da sua experiência no projeto internacional HARMONIA. Tratou-se de um projeto de parceria que envolveu a participação de uma dezena de universidades. Claramente, uma experiência que gostaríamos de ver replicada. Se a oportunidade não vos bater à porta, vale a pena pensar de que forma podem criar uma oportunidade semelhante. A outra peça que queria realçar foi redigida pelo Jonas Oliveira. O Jonas escreve sobre diversas oportunidades de financiamento de projetos de investigação, algo que de forma crescente faz parte dos critérios de avaliação de sucesso de instituições e investigadores. Também recomendo vivamente a leitura desta peça.

Para concluir, saliento que a secção de publicações apresenta um número saudável de trabalhos, número que espero continue a crescer no futuro. Muitos parabéns a todos os colegas que viram os seus trabalhos publicados nos últimos seis meses! O João Oliveira e o Rui Vieira relembram-nos adiante que o grudis estabeleceu o Programa GPR, um projeto de interajuda entre pares, cujo propósito é aumentar a probabilidade de sucesso dos grudistas nos processos de publicação. Este projeto alinha na perfeição com a missão e visão do grudis, as quais foram objeto de debate e revisão pela Equipa de Coordenação, conforme vos reportamos nesta grudisletter. A decisão de rever os textos que tão bem nos serviram nos dez anos anteriores, resultou em parte dos novos desafios que o passar dos anos nos trouxe, mas acima de tudo da necessidade de preparar o grudis para o futuro e do benefício em simplificar os textos. Estamos preparados para os próximos dez anos!

Aldónio Ferreira

Pode descarregar a Grudisletter aqui.

Esperamos por si na Rede Grudis!

Grudis

Accounting Research Network

Grudis Accounting Research Network's mission is to promote the development of Accounting research, fostering the interaction between the Portuguese and international communities.