Eventos e Notícias

Grudisletter nº 6 - 2012-10

Grudisletter nº 6 - 2012-10

Lançamento da Grudisletter nº 6.

Rumando ao futuro: Definindo fronteiras e desenvolvendo novas iniciativas.

Seis meses volvidos desde a última grudisletter, a Equipa de Coordenação traz-vos a sexta edição. Seis meses numa vida correspondem a nove minutos de um dia mas, ainda assim, nesses nove minutos muita mudança teve lugar. Alguma da mudança foi positiva, salutar, outra deixou-nos tristes e mais pobres, como foi o caso do falecimento do colega Joaquim Guimarães. Esta grudisletter contém uma peça da autoria dos colegas Lúcia Lima Rodrigues, Hernâni O. Carqueja e Leonor Fernandes Ferreira, na qual prestam um merecido tributo ao colega Joaquim Guimarães.

Felizmente, temos vários acontecimentos dignos de referência no lado positivo da balança. Começo por realçar o facto de termos assistido a mais uma publicação de dois autores Portugueses na prestigiada Accounting, Organizations and Society, conforme oportunamente vos dei conta. Reitero os parabéns à Marta Silva Guerreiro e à Lúcia Lima Rodrigues que, em coautoria com Russell Craig, alcançaram este feito notável.

Em segundo lugar, gostava de salientar os passos estratégicos que o grudis deu rumo ao futuro. Realço o facto de a imagem do grudis ter sido renovada e modernizada pela atualização do nosso logótipo, o qual reflete de forma mais adequada a nossa comunidade e valores. Por outro lado, a Coordenação empreendeu um debate preliminar interno sobre os valores fundamentais que definem o grudis, tendo posteriormente apresentado os mesmos para debate pelo grupo. O feedback recebido foi favorável, o que levou à aprovação por unanimidade pela Coordenação (na reunião de 19 de outubro) da adoção dos valores grudis. O Rui Vieira assina um artigo onde fala sobre os valores grudis e o novo logótipo. Este novo logótipo beneficiou do profissionalismo e voluntarismo da designer Nélia Ferreira, a quem a Equipa de Coordenação dedica um merecido agradecimento nesta grudisletter. Aquela reunião da Coordenação ficou também marcada pela aprovação do projeto grudis peer review (GPR), cuja proposta tinha sido anunciada e colocada à discussão dentro do grupo. O João Oliveira, que foi nomeado pela Coordenação para liderar o processo de implementação e funcionamento, dá-nos mais detalhes adiante sobre o projeto.

No entanto, não posso deixar de aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os colegas que expressaram o seu apoio a esta mostraram vontade de participar. Tenho grandes expectativas para esta iniciativa. Também não devo deixar de referir que estes passos só foram possíveis graças equipa que constitui a Coordenação colegas têm sido incansáveis e muito generosos na sua dedicação ao grudis. Por isso, a todos eles deixo aqui um mais que merecido agradecimento público e peço a todos vós que não se coíbam de lhes dar uma costas quando se cruzarem com eles no café, num corredor, ou numa conferência.

A agenda da Coordenação estendeu aos trabalhos preparatórios para o XII Seminário Anual do grudis, a realizar na centenária Universidade de Coimbra. A organização local, liderada pela dinâmica Ana Maria Rodrigues e coadjuvada bem-disposta Liliana Pimental, está no terreno a trabalhar com grande afinco para que, à semelhança dos anos anteriores, tenhamos um excelente Seminário. Estou absolutamente convicto que é isso que iremos ter em 2013 e por isso já tomei as devidas providências para garantir a minha presença. Coimbra e Seminário grudis, contem comigo! Recordo que o Seminário vai ter lugar no último sábado de janeiro (dia 26), podendo os trabalhos ser submetidos para apreciação até ao dia 15 de dezembro. Aos colegas com responsabilidades de supervisão peço que encorajem os doutorandos a submeter os seus trabalhos à secção de projetos. E a todos os aqui um desafio – vamos estabelecer em 2013 um novo recorde de participação nos Seminários grudis. Marquem já o evento na vossa agenda.

Uma nota final. Um dos fatores que tem limitado a Coordenação no desenvolvimento de iniciativas em benefício do informação limitada que existe sobre os nossos membros, nomeadamente em termos de áreas de interesse científico e experiência com métodos de investigação. Noutros casos, a informação solicitada no mom encontra-se desatualizada. Por estes motivos, iremos iniciar brevemente um processo de recolha de informação para o qual pedimos a vossa colaboração. Parte da informação a recolher será necessária à implementação do projeto GPR. A Coordenação aplicou um esforço considerável no desenvolvimento da plataforma de recolha de informação para tornar o processo o mais simples e intuitivo possível. Contamos convosco Valores grudis e novo logótipo Nos últimos meses a Equipa de C grudis iniciou vários projetos e iniciativas. Entre essas iniciativas, discutiram definem o grudis. Com base na visão e missão, os valores que representam aquilo que somos e acreditamos são: Valores grudis Dinamismo Qualidade Simplicidade Partilha 2 6ª Edição s em benefício do grudis tem sido a informação limitada que existe sobre os nossos membros, nomeadamente em termos de áreas de interesse científico e experiência com métodos de investigação. Noutros casos, a momento da adesão atualizada. Por estes motivos, iremos iniciar brevemente um processo de recolha de informação para o qual pedimos a vossa colaboração. Parte da informação a nessária à implementação do to GPR. A Coordenação aplicou um esforço considerável no desenvolvimento da plataforma de recolha de informação para tornar o processo o mais simples e intuitivo convosco!

Aldónio Ferreira

Pode descarregar a Grudisletter aqui.

Esperamos por si na Rede Grudis!

Grudis

Accounting Research Network

Grudis Accounting Research Network's mission is to promote the development of Accounting research, fostering the interaction between the Portuguese and international communities.