Eventos e Notícias

Grudisletter nº 9 - 2014-04

Grudisletter nº 9 - 2014-04

Lançamento da Grudisletter nº 9.

Mobilização de ativos

O valor de uma organização é função dos seus ativos. No caso particular de uma organização sem ativos tangíveis ou financeiros dignos desse nome, como é o caso do grudis, são as pessoas que constituem a sua fonte de valor. É delas que advém o capital social que confere legitimidade à mobilização dos recursos existentes em prol da sua missão. Tendo isto em mente, a Equipa de Coordenação do grudis tem feito um esforço acrescido de mobilização dos seus membros. Foi nesta linha de orientação que surgiu a iniciativa grudis peer review, que se avançou com os workshops grudis e que, mais recentemente, se lançou o projeto embaixadores grudis. A Coordenação agradece a todos os colegas que aceitaram o repto que lhes lançamos para um maior envolvimento no grudis. A energia que se tem gerado tem sido galvanizante!

A Equipa de Coordenação traz-vos a primeira grudisletter de 2014, a nona edição da mesma. Desta constam várias peças que pensamos ser do vosso interesse. Começamos com um relatório sobre o projeto embaixadores grudis, no qual se listam os primeiros embaixadores grudis. Temos também informações sobre o II workshop grudis a realizar no ISCAP, no próximo mês de maio, sob a organização local do Paulino Silva, e que promete dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela Anunciação Bastos no workshop inaugural.

A nona edição da grudisletter traz-nos também dois artigos sobre os Seminários grudis. O primeiro, da autoria do Francisco Carreira, é o relatório do XIII Seminário Anual do grudis, realizado em janeiro último em Setúbal. O segundo, redigido pela Lúcia Rodrigues, Filomena Brás e Lídia Oliveira, anuncia o destino do próximo Seminário e convida-nos a participar no mesmo. Relacionado com este assunto, a Coordenação deu as boas-vindas à Lúcia Rodrigues à Equipa e “despediu-se”, com um sentimento de grande gratidão, da Ana Maria Rodrigues. Esta alteração faz parte da usual rotatividade na Coordenação dos membros responsáveis pela organização dos Seminários.

Esta grudisletter proporciona, ainda, duas peças no âmbito do “Espaço de opinião sobre investigação”. A primeira delas, assinada pela Patrícia Gomes, é uma reflexão sobre o financiamento da investigação em Portugal. Mais especificamente, a Patrícia aborda o financiamento das Unidades de I&D e das tendências que se observam neste domínio. O quadro que a Patrícia traça representa um alerta para todos os investigadores. A falta de financiamento adequado é uma forte ameaça a projetos de investigação de qualidade. Há que preparar para os desafios que aí vêm em termos de financiamento.

A segunda peça no âmbito do “Espaço de opinião sobre investigação” é assinada pelo João Ribeiro, na qual expressa as suas reflexões sobre o papel dos contabilistas nas organizações, com ênfase na contabilidade de gestão. Melhor que uma boa resposta, só uma boa pergunta. E a pergunta que o João coloca é decididamente boa! Eu próprio procuro dar um contributo para a resposta com a minha investigação.

Esta grudisletter inclui também as “Notas sobre Contabilidade” do José Moreira. Ele dá-nos conta dos anseios dos alunos por aulas de contabilidade mais práticas e alerta para a forma como tal colide frontalmente com a necessidade de ensinar um quadro conceptual que desenvolva conhecimentos e competências capazes de resistir aos caprichos do tempo. Existe, portanto, um contínuo desafio de resistir à tentação de reduzir o ensino da contabilidade ao ensino de uma profissão técnica.

Aldónio Ferreira

Pode descarregar a Grudisletter aqui.

Esperamos por si na Rede Grudis!

Grudis

Accounting Research Network

Grudis Accounting Research Network's mission is to promote the development of Accounting research, fostering the interaction between the Portuguese and international communities.