XIX Conferência e Doctoral Colloquium Grudis – IPCA – 24 e 25 jan 2020

Call for Papers

(CFP em pdf disponível aqui)

(English version here)

As conferências grudis ocupam hoje um lugar de destaque na investigação em Contabilidade em Portugal. Desde a sua criação, em 2002, o grudis tem dado um importante contributo para a dinamização da investigação, sendo as conferências o principal momento de interação dos membros. A XIX Conferência e Doctoral Colloquium Grudis realizar-se-á na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave [ESG-IPCA], nos dias 24 e 25 de janeiro de 2020. A Conferência Grudis será precedida de um Doctoral Colloquium e tem o apoio da European Accounting Association (EAA) e a colaboração do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA.

_______________________________________________________________________

 

 

   

 

Objetivos
Promover a produção de investigação científica de qualidade em contabilidade.
Proporcionar aos participantes uma sessão plenária conduzida por um orador convidado de elevado prestígio internacional.
Proporcionar a investigadores em início de carreira a discussão dos seus projetos de investigação.
Contribuir para o desenvolvimento de artigos de membros do grudis através da sua discussão construtiva.
Desenvolver competências em termos de apresentação e de avaliação crítica de trabalhos científicos.
Aprofundar os contactos entre membros da comunidade científica portuguesa que investigam na área da contabilidade.


Destinatários

Investigadores da área da contabilidade, alunos de cursos de pós-graduações (mestrados e doutoramentos) e outros interessados na investigação em contabilidade.

A XIX Conferência e Doctoral Colloquium grudis está aberta a todos os interessados na investigação em contabilidade. No entanto, a apresentação de artigos e de projetos de investigação é restrita a trabalhos de membros do grudis (ou em co-autoria com membros do grudis) e a trabalhos de membros da European Accounting Association (EAA). Caso não satisfaçam estes requisitos de submissão podem contactar-nos através do seguinte email: conferencia.Grudis@gmail.com.

Serão aceites artigos e projetos de investigação escritos em Português e em Inglês. Cada autor não poderá apresentar mais de um trabalho, mas pode ser co-autor (não apresentador) em outros trabalhos aceites. A respetiva apresentação e discussão será efetuada na mesma língua em que o trabalho estiver redigido.

 

Datas importantes

  • Envio de trabalhos para apreciação (texto completo): até 1 de dezembro de 2019.
  • Comunicação de aceitação dos trabalhos para apresentação: até 6 de janeiro de 2020.
  • Inscrição de autores de trabalhos aceites para apresentação: até 9 de janeiro de 2020.
  • Inscrição geral: 1ª fase até 17 de janeiro de 2020; 2ª fase até 23 de janeiro de 2020.

 

 

Estrutura
Doctoral Colloquium (24 de janeiro)

O Doctoral Colloquium contará com a apresentação de projetos de investigação de doutorandos. Este espaço proporciona a doutorandos (membros do grudis ou da EAA) a oportunidade de apresentação e discussão dos seus projetos de investigação e/ou dos resultados preliminares da sua investigação.

Os projetos devem conter uma descrição sucinta dos problemas objeto de investigação, da metodologia de investigação a adotar, dos dados a utilizar e respetivo processo de recolha, dos resultados esperados e de eventuais dificuldades na execução do projeto. A existirem resultados preliminares à data da submissão, os mesmos deverão ser também apresentados.

Os projetos de investigação, por norma, podem ser apresentados apenas uma vez no Doctoral Colloquium. Admitir-se-á uma segunda apresentação quando existirem alterações fundamentais no projeto de investigação. Os autores dos projetos de investigação deverão participar na poster session da Conferência por forma a obterem feedback dos participantes que não estiverem presentes no Doctoral Colloquium.

Todos os projetos de investigação apresentados serão avaliados por um discussant. O Doctoral Colloquium é aberto a todos os participantes na Conferência.

Desenvolvimento dos projetos no âmbito do protocolo Grudis-EAA 

Os projetos em inglês submetidos ao Doctoral Colloquium do Grudis participarão, mediante indicação dos autores, num processo de seleção no âmbito do protocolo Grudis-EAA.

Este protocolo permite a participação dos doutorandos no EAA PhD Forum (na primeira manhã do Congresso da EAA) do ano respetivo em que forem nomeados, mediante inscrição no Congresso da EAA. Os selecionados são elegíveis para uma redução de 250€ na taxa de inscrição no Congresso da EAA (desconto não cumulativo com o desconto atribuído a alunos de doutoramento quando se inscrevem pela primeira vez).

Estes projetos passarão também pela Peer Mentoring Initiative (PMI) do Accounting Research Center (ARC) da EAA. A PMI visa dar aos doutorandos feedback por parte de especialistas europeus nas diversas áreas da contabilidade. A PMI funciona como um sistema de revisão por pares de uma revista científica, com a inerente confidencialidade dos projetos. Mais informação em https://arc.eaa-online.org/peer-mentoring-initiative.

Os selecionados terão, ainda, dois anos de quotas gratuitas como membros da EAA, concedendo-lhe por consequência acesso à European Accounting Review e Accounting in Europe, assim como acesso completo ao site ARC.

Serão escolhidos os três melhores projetos pela coordenação da comissão científica, atendendo às avaliações recebidas dos revisores dos projetos para o Doctoral Colloquium (double blind refereeing process).


Conferência (25 de janeiro)

A Conferência contará com a apresentação de artigos e com uma poster session dos projetos de investigação apresentados no DoctoralColloquium.

Apresentação de artigos: A Conferência grudis proporciona a apresentação e discussão de artigos de investigação (pelo menos um autor deve ser membro do grudis ou membro da EAA). Os artigos não devem ter sido apresentados em anteriores conferências grudis ou, tendo-o sido, devem conter alterações fundamentais. Cada artigo apresentado será apreciado e discutido por um discussant.

Poster Session: Este espaço destina-se à exposição de todos os projetos de investigação apresentados no Doctoral Colloquium e visa promover a divulgação da investigação dos doutorandos, a criação de oportunidades para a discussão construtiva de ideias com os participantes na Conferência e o desenvolvimento de competências ao nível da síntese de ideias.

A aceitação de comunicações apenas se torna definitiva após a inscrição na Conferência, no prazo definido pela organização, de um dos autores do artigo.

 

Orador Convidado

Professor Martin Messner

Universidade de Innsbruck

 

O keynote speaker da XIX Conferência Grudis é o Professor Martin Messner, professor de Controlo de Gestão na Universidade de Innsbruck, Áustria, onde também ocupa o cargo de Dean of studies na Faculty of Business and Management. A sua investigação centra-se em questões relacionadas com o planeamento e gestão orçamental, avaliação do desempenho, e no papel do controller nas organizações.

Martin Messner é um investigador amplamente reconhecido com publicações em revistas de Contabilidade de referência, nomeadamente Accounting, Organizations and Society, Management Accounting Research, European Accounting Review, Accounting, Auditing & Accountability Journal, Accounting and Business Research, entre outras.

Martin Messner é atualmente editor associado da revista Management Accounting Research e membro do conselho editorial das revistas Accounting and Business Research; Accounting, Auditing and Accountability Journal; Accounting, Organizations and Society; Behavioral Research in Accounting; Contemporary Accounting Research; Critical Perspectives on Accounting; European Accounting Review; Issues in Accounting Education; Journal of Management Control; Qualitative Research in Accounting and Management.

Desempenhou o cargo de tesoureiro e membro do Comité de Gestão da European Accounting Association (EAA).

 

Submissão e seleção dos trabalhos

O envio dos trabalhos deve ser feito por e-mail anexando dois ficheiros em formato pdf, em que:

  • Um dos ficheiros deve conter a identificação e filiação do(s) autor(es) e a versão completa do texto do trabalho de investigação;
  • O outro ficheiro deve conter apenas a versão completa do texto do trabalho de investigação sem qualquer identificação de autor(es). Este será o ficheiro a enviar aos dois avaliadores do trabalho.

Os trabalhos submetidos não devem ultrapassar as 15.000 palavras.

O e-mail com os 2 documentos em pdf deverá ser enviado, até 1 de dezembro de 2019, para conferencia.grudis@gmail.com.

Os autores de projetos de doutoramento em inglês devem indicar no email de submissão se pretendem participar no processo de seleção do protocolo Grudis-EAA.

A seleção dos trabalhos (artigos e projetos de investigação) para apresentação na XIX Conferência e Doctoral Colloquium grudis estará condicionada à apreciação dos mesmos por parte de dois avaliadores (double blind refereeing process).

 

Inscrição

Para inscrição na Conferência, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição que será disponibilizada a partir de 20 de novembro de 2019.

A informação sobre as taxas de inscrição na XIX Conferência Grudis será oportunamente disponibilizada.

 

Programa

O programa será divulgado oportunamente.

 

Comissão Científica

Coordenação

  • Sofia Lourenço [ISEG, Universidade de Lisboa] (Presidente)
  • Paulo Alves [Católica Porto Business School]
  • Teresa Eugénio [ESTG-IPLeiria]
  • Patrícia Quesado [ESG-IPCA]

Revisores

  • Membros do grudis a convidar pela Coordenação da Comissão Científica.

.

Comissão organizadora local

  • Patrícia Quesado [ESG-IPCA] (Convenor)
  • Kátia Lemos [ESG-IPCA]
  • Lurdes Silva [ESG-IPCA]
  • Sónia Monteiro [ESG-IPCA]

 

Local do evento:

Escola Superior de Gestão [Instituto Politécnico do Cávado e do Ave]

Campus do IPCA, Vila Frescaínha S. Martinho, 4750 – 810 Barcelos, Portugal
Coordenadas GPS: 41º32’11.4″N; 8º37’34.9″W


Informação adicional e contactos
A Comissão Organizadora pode ser contactada em
conferencia.grudis@gmail.com
Mais informação sobre as atividades grudis pode ser encontrada em
www.grudis.pt