Lançado em janeiro de 2013, o Programa GPR – Grudis Peer Review consiste num sistema de entreajuda entre pares com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos trabalhos de investigação, encaixando com perfeição na missão da Rede Grudis. O Programa GPR envolve a revisão de artigos e de projetos de doutoramento de membros da Rede Grudis por outros membros da Rede.
Pode consultar o Regulamento e todas as novidades sobre este Programa mais abaixo.
Últimos Artigos
Alargamento do Programa GPR - Grudis Peer Review - a projetos de doutoramento
Fruto de solicitações por parte da comunidade grudis, o âmbito do GPR foi alargado, e o GPR está agora também aberto a projetos / trabalhos em curso de doutoramento!
Programa GPR - Grudis Peer Review: um balanço e novos desafios
Na grudisletter de Abril 2015, foi feito um balanço e foram traçados novos desafios para o GPR. Pela importância do seu conteúdo, nomeadamente a clarificação sobre os destinatários e sobre a fase de desenvolvimento dos trabalhos que podem ser submetidos, e para maior facilidade de consulta, o artigo é aqui reproduzido.
Anúncio e Regulamento do Programa GPR - Grudis Peer Review
Lançado em janeiro de 2013, o Programa GPR – Grudis Peer Review consiste num sistema de entreajuda entre pares, que envolve a revisão de artigos de membros do grudis por outros membros do grudis com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos trabalhos de investigação. Neste sentido, o programa encaixa com perfeição na missão do grudis, que consiste em contribuir para “a criação e expansão de uma comunidade Portuguesa de investigadores em Contabilidade, orientada por padrões internacionais de qualidade”.
Revisão de...
Artigos
Projetos
Trabalhos de Doutoramento
Regulamento do Programa GPR - Grudis Peer Review
O Programa GPR destina-se a membros com qualquer nível de experiência e que acolhe trabalhos em fases intermédias ou avançadas (não apenas pré-publicação). Desde 2019 que o Programa está igualmente alargado à discussão/revisão de projetos/trabalhos de doutoramento. O Programa conta com uma grande adesão da comunidade Grudis, que se disponibilizou em grande número para desempenhar o fulcral papel de revisor.
O Programa GPR está sujeito às seguintes normas:
1. Cada artigo é revisto por dois revisores independentes (por regra).
2. Cada revisor prepara um relatório, com uma extensão típica de uma a duas páginas, onde oferece sugestões construtivas ao autor.
3. O autor, ao solicitar o pedido de revisão do seu artigo, pode sugerir potenciais revisores que têm de ser membros da Rede Grudis (no entanto, não há garantia que o artigo venha a ser revisto por essas pessoas).
4. O processo de revisão é anónimo – os revisores e os autores dos artigos não são divulgados.
5. O Programa está aberto sem restrições a todos os membros atuais da Rede Grudis. Novos membros da Rede Grudis têm um período de espera de seis meses, a contar da data de admissão, até poderem submeter o seu primeiro trabalho para apreciação.
6. Todas as situações não contempladas acima serão decididas pela Equipa de Direção de acordo com o espírito subjacente à criação do Programa.
7. Para aderir ao Programa GPR na qualidade do autor, deverá enviar um artigo ou projeto de doutoramento para através do formulário.