Eventos e Notícias

Grudisletter nº 15 - 2017-04

Grudisletter nº 15 - 2017-04

Lançamento da Grudisletter nº 15.

Editorial

Trazemos até vós a 15ª edição da grudisletter. Começamos com o feedback da XVI Conferência grudis, que voltou a contar este ano com um dia específico para o Doctoral Colloquium. Na próxima secção, o Rúben Peixinho dá-nos conta, com algum detalhe, do espírito em que decorreram os trabalhos nos dias 20 e 21 de janeiro.

Aproveitamos para vos informar, ou relembrar, que a próxima Conferência grudis irá decorrer na Católica Porto Business School, sob a coordenação local do Paulo Alves. Em breve será enviado o respetivo call for papers.

São também notícia os workshops grudis. Começamos com o feedback do VII workshop grudis, realizado no dia 23 de novembro de 2016, na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar, tendo-se debatido os múltiplos desafios da investigação baseada na prática. Para além da elevada qualidade do debate, há que salientar o excelente acolhimento dos colegas do Instituto Politécnico de Tomar. Semelhante qualidade e acolhimento são esperados no VIII workshop grudis, que decorrerá já no próximo dia 31 de maio, no ISCAC - Coimbra Business School. Desta vez vai debater-se ‘a segurança e a confiança na utilização da Zona Franca da Madeira por empresas nacionais’. Trata-se de um tema que é também muito atual, pelo que contamos com a presença de todos vós.

Esta edição da grudisletter conta, ainda, com outros conteúdos de elevado interesse. Divulga as publicações de membros do grudis, a quem endereçamos os nossos parabéns, constituindo as suas publicações um estímulo para toda a nossa Comunidade. No já habitual espaço de opinião sobre investigação, a Maria João Major leva-nos a refletir sobre o potencial da teoria institucional para explicar a adoção de novas práticas em contabilidade, atendendo às constantes críticas apontadas a esta abordagem teórica e às formas como se têm ultrapassado as mesmas ao longo do tempo.

Queremos relembrar-vos que já não apresentamos a habitual rubrica “Accounting events” da grudisletter, em virtude de existir uma plataforma da European Accounting Association, a qual pode ser consultada em http://arc.eaa-online.org/calendar.aspx, com a divulgação de um vasto leque de encontros científicos.

Concluímos esta edição da grudisletter com mais uma adorável crónica do José Moreira.

Rui Robalo e Carla Carvalho

Pode descarregar a Grudisletter aqui.

Esperamos por si na Rede Grudis!

Grudis

Accounting Research Network

Grudis Accounting Research Network's mission is to promote the development of Accounting research, fostering the interaction between the Portuguese and international communities.