Alargamento do Programa GPR – Grudis Peer Review – a projetos de doutoramento

Fruto de solicitações por parte da comunidade grudis, o âmbito do GPR foi alargado, e o GPR está agora também aberto a projetos / trabalhos em curso de doutoramento!

Alarga-se assim o âmbito do programa, disponibilizando o mesmo serviço aos doutorandos para os seus projetos. Deste modo, para além do feedback pela via do Doctoral Colloquium anual, os doutorandos contam agora com um mecanismo disponível ao longo de todo o ano, para ser usado “naquele momento” em que o feedback pode ser mais decisivo, o qual pode não coincidir com nenhum evento académico para o efeito.

A discussão de projetos / trabalhos em curso de doutoramento tem algumas particularidades. Ao contrário de discussões em Doctoral Colloquia, em que pode existir interação entre discussant e doutorando para esclarecer dúvidas, num formato como o do GPR o potencial contributo do discussant depende integralmente do documento apresentado. O documento deve ser assim muito claro ao descrever os objetivos do projeto, os passos já dados, os resultados já obtidos (ou não) e, sobretudo, o que está ainda em aberto e passível de beneficiar do contributo dos discussants. Os projetos / trabalhos de doutoramento que já tenham sido apresentados no Doctoral Colloquium apenas serão aceites no âmbito do GPR se entretanto tiverem sido objeto de alterações / evolução significativas.

Se é doutorando e considera que poderia beneficiar do GPR, ou se é orientador e considera que um orientando seu (membro do Grudis) poderia beneficiar da exposição a mais perspetivas e contributos, ou se tem alguma dúvida sobre este processo, não deixe de nos contactar, através de joao.oliveirafep.up.pt.