XVIII Conferência / Doctoral Colloquium – Um balanço

Decorreu nos passados dias 1 e 2 de fevereiro a XVIII Conferência Grudis e Doctoral Colloquium na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém.

Como o Aldónio Ferreira não esteve presente, cabe-me a mim, como Presidente da Comissão Científica, fazer um balanço. E é um balanço fácil de fazer: o evento foi um sucesso!

“Feedback”, “motivating”, “rewarding”, “sharing”, “family”, “friends” são algumas das palavras que resumiram o evento na opinião dos participantes, segundo o brainstorming que fizemos na sessão de encerramento.

Foram dois dias muito intensos, mas muito recompensadores.

Tivemos o privilégio de contar com o Teemu Malmi como keynote speaker do doctoral colloquium e da conferência. Nas duas ocasiões o Teemu deu excelentes palestras. Na primeira, além de falar sobre a EAA e de todos os recursos que são disponibilizados para apoiar os alunos de doutoramento, abordou também a importância de ter boas questões de investigação como ponto de partida para uma boa publicação. Na segunda, o Teemu partilhou a sua visão sobre a contribuição teórica que cada artigo deve fazer, e como construir essa mesma contribuição a partir de projetos de investigação eminentemente práticos.

Além das duas palestras, o evento contou com a apresentação e discussão de 12 projetos de doutoramento e de 10 artigos nas mais variadas áreas da contabilidade. Além do feedback dos discussants, os autores ainda receberam comentários dos restantes participantes das sessões, o que permitiu uns dez minutos de Q&A muito animados.

Quero, por isso, agradecer aos autores que submeteram os artigos/projetos, aos revisores que deram feedback inicialmente, aos discussants que efetuaram os seus comentários para melhoria dos trabalhos na conferência, aos chairs das sessões que asseguraram o adequado funcionamento das mesmas e, também, aos participantes que tão bem dinamizaram as sessões.

O sucesso da nossa conferência, como em outros eventos deste género, em muito depende dos organizadores. Um muito obrigada à Comissão de Organização – ao Rui Robalo, à Filipa Nogueira e ao João Teodósio – pelo caloroso acolhimento e uma logística irrepreensível. Este agradecimento é naturalmente extensível à Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém por ter recebido este evento do Grudis.

Finalmente, um agradecimento à EAA pelo patrocínio associado à deslocação do Teemu Malmi e à OCC pelo patrocínio de um prémio para o melhor artigo da conferência que seja submetido à revista da OCC.

 

Para o ano a conferência grudis e doctoral colloquium será no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em data ainda a designar.

Muito obrigada à Patrícia Quesado por organizar a conferência e ao IPCA por nos receber.

Desde já encorajo todos os grudistas, em devido tempo, a submeterem os seus trabalhos. O retorno é claramente positivo!

 

Muito obrigada a todos e até breve!

Sofia Lourenço.