IX Workshop Grudis – FEP.UP, 2 Fev – Corporate Social Responsibility and its reporting – Um balanço

Realizou-se na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a 2 de fevereiro, o IX workshop grudis, com o tema “Corporate Social Responsibility and its reporting”.

A organização deste workshop foi acolhida e promovida pela FEP no âmbito da sua estratégia na área da sustentabilidade, através do fomento de iniciativas de divulgação e sensibilização. Reflexo da crescente importância e interesse neste tema, o auditório encheu-se com quase 60 participantes, não só da FEP como de instituições do Ensino Superior de todo o país, de Trás-os-Montes a Lisboa. Contou-se com as intervenções dos seguintes oradores, de credenciais firmadas na área da responsabilidade social e seu relato (Programa do workshop):

  • Teresa Eugénio (Instituto Politécnico de Leiria | ESTG): Corporate SR reporting in attaining sustainable development goals
  • Even Fallan (Inland Norway University of Applied Sciences): Environmental reporting regulations, corporate tax behavior and the use of legitimacy theory in CSR research
  • Manuel Castelo Branco (FEP | Universidade do Porto): Emerging issues in CSR: Corruption, political connections, tax behavior and inequality

O workshop foi moderado por António Dias (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e a abertura ficou a cargo do Sub-Diretor da FEP, Miguel Sousa.

As três apresentações forneceram um fio condutor, introduzindo o tema, aprofundando alguns aspetos específicos e abrindo novos horizontes e áreas de investigação, terminando com uma discussão final igualmente muito interessante e participada.

Para que não só os inscritos como a comunidade em geral possam beneficiar dos contributos deixados neste workshop, as três apresentações estão disponibilizadas em http://s.up.pt/wtha .

Este foi o terceiro evento do grudis que a FEP acolheu, numa relação que se iniciou em 2003 com o 3º seminário grudis e se repetiu em 2011, com o 10º seminário.

A comissão organizadora

João Oliveira (FEP.UP)

Manuel Castelo Branco (FEP.UP)

Carla Carvalho (ISCA-UA)

Sofia Lourenço (ISEG-UL)