XV Conferência Grudis – 2016 – ISEG / ULisboa – Um balanço

A XV Conferência grudis e Doctoral Colloquium realizou-se a 22 e 23 de janeiro, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa. Este evento do grudis contou este ano com um dia específico para o Doctoral Colloquium, de modo a acomodar o crescimento da nossa comunidade e dar assim mais espaço aos doutorandos que viram os seus projetos (seis no total) comentados por um painel de professores. No segundo dia tivemos a Conferência com a apresentação de 12 artigos e respetiva discussão. O almoço, no bonito salão nobre do ISEG (antiga biblioteca), teve como ponto alto a poster session onde os doutorandos puderam partilhar os seus projetos e obter feedback dos participantes.

A diversidade de temas dos projetos e artigos apresentados (do relato financeiro à contabilidade de gestão, passando pela responsabilidade social e corporate governance), das instituições representadas (de Norte a Sul, universidades e politécnicos) e dos próprios autores, mostra a vitalidade da nossa comunidade. Além disso, é de salientar a qualidade dos projetos e artigos apresentados. Essa qualidade dá garantias de um futuro risonho para o grudis.

Nesta XV Conferência tivemos ainda o privilégio de contar com dois oradores convidados. A Ana Albuquerque, da Boston University, foi a escolha para discursar no Doctoral Colloquium, tendo partilhado connosco a sua perspetiva sobre “Why an Accounting PhD?”, salientando os desafios e as oportunidades de um doutoramento em contabilidade. A partilha da sua experiência pessoal, quer nos EUA (Boston University), quer em Portugal (Católica – Lisboa) foi enriquecedora para todos. O Wim Van Der Stede, da London School of Economics, editor-in-chief da revista Management Accounting Research e membro do corpo editorial de muitas das principais revistas internacionais de contabilidade (como a AOS, BRIA, CAR, EAR e TAR), foi o keynote speaker da Conferência. O Wim Van Der Stede ofereceu-nos uma excelente sessão sob o tema “Doing (management) accounting research: an editor’s perspective” onde deixou muitas dicas para desenvolvermos sólidos projetos de investigação e aumentarmos a probabilidade de publicação dos nossos artigos.

Além destes importantes aspetos científicos, o encontro anual do grudis é um momento privilegiado para rever amigos, conhecer novos investigadores e estabelecer parcerias para projetos futuros. Tal como as anteriores, esta Conferência foi importante para o desenvolvimento da rede grudis. Parabéns à comunidade grudis por mais este evento.

No próximo ano a Conferência grudis vai até ao Algarve!